Catedral Cristo Salvador de Moscou

Catedral Cristo Salvador de Moscou

Localizada no coração de Moscou, a Catedral de Cristo Salvador é um majestoso templo inspirado na Igreja de Santa Sofia de Istambul que conta com uma história única e repleta de personagens digna do melhor dos relatos.

Olhando para o passado

A Catedral de Cristo Salvador de Moscou foi construída entre 1839 e 1883 sob as ordens do czar Alexandre I para homenagear os falecidos na Guerra Patriótica de 1812.

Depois da Revolução Russa de 1917 houve uma perseguição religiosa que levou à destruição de diversos templos, entre eles a Catedral de Cristo Salvador.

Em 1931, Stalin ordenou a destruição da Catedral de Cristo Salvador usando explosivos e decidiu que o novo espaço disponível seria ocupado pelo maior arranha-céu do mundo. A imponente construção contaria com uma altura de 415 metros e seria coroada por uma estátua de Lênin de 100 metros de altura.

Felizmente, as obras de construção do edifício foram interrompidas pela invasão alemã durante a II Guerra Mundial, por isso o projeto nunca avançou.

Em 1958, depois da tentativa falida da construção do arranha-céu, foi instalada uma impressionante piscina que se tornaria (como não poderia deixar de ser) a maior do mundo. Contava com água quente, algo que tornava possível desfrutar das instalações durante todo o ano.

Em 1994, a piscina foi fechada e um ano depois começaria a construção da Catedral de Cristo Salvador seguindo seu projeto original. As obras tiveram um ritmo acelerado e em apenas 5 anos a Catedral foi inaugurada.

Percorrendo a catedral

Atrás de uma imponente fachada de pedra e mármore branco e sob cinco cúpulas douradas de estilo bizantino, encontraremos um templo de dimensões extravagantes decorado com pedaços de granito e pedra de tons inimagináveis.

Assim como acontece nos outros templos da cidade, a catedral oferece um relato histórico e é decorada com diversos ícones, imagens e esculturas, entre as quais se destacam aquelas que homenageiam os que deram sua vida pelo país durante a guerra de 1812.

Uma das partes mais interessantes da visita é a subida às cúpulas, que contam com vários terraços exteriores que oferecem belas vistas panorâmicas da cidade.

Uma visita recomendada

A Catedral de Cristo Salvador de Moscou é o templo ortodoxo mais alto do mundo e um dos mais importantes da cidade, junto com a bela Catedral de São Basílio. Vale a pena fazer uma visita, especialmente para apreciar as vistas panorâmicas que oferece.

A catedral está perto do Museu Pushkin, por isso, se você planeja visitá-lo, pode aproveitar ao máximo essa ocasião para fazer as duas visitas.

Horário

Todos os dias, das 8:00 às 18:00 horas.
O horário pode variar em função da data.

Preço

Acesso gratuito.
Subida às cúpulas: 400 (US$5,60).

Transporte

Metrô: Kropotkinskaya, linha 1.