Catedral de São Basílio

Construída entre 1555 e 1561 sob as ordens de Ivan o Terrível, a Catedral de São Basílio é o símbolo de Moscou e de toda a Rússia, uma construção digna do melhor dos contos de fadas.

A Catedral de São Basílio é uma orgulhosa sobrevivente que, majestosa no meio das construções quadriculadas e monocromas que caracterizam o período comunista, se manteve em pé e sobreviveu a vários incêndios, escapando da invasão de Napoleão e fugindo do cruel plano de demolição de Stalin, que chegou a destruir alguns templos, como a Catedral de Cristo Salvador.

Uma construção emblemática

Chamando a atenção como um peculiar bolo colorido com belas e coloridas cúpulas de diferentes formatos, a Catedral de São Basílio é o edifício mais conhecido de Moscou e sua visão é um autêntico espetáculo para os sentidos tanto de dia quanto à noite, oferecendo uma inesquecível imagem de cartão-postal para todos aqueles que visitam a cidade.

Já no interior encontramos um templo de reduzidas dimensões composto por um labirinto formado por nove capelas profusamente decoradas entre as quais está uma torre central que se eleva como se fosse um campanário.

Um dos tesouros mais apreciados de Moscou

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Catedral de São Basílio é um dos tesouros mais apreciados de Moscou, uma construção maravilhosa que, ao longo dos seus 500 anos, viu passar a história da cidade diante dos seus olhos mantendo-se impassível.

Durante uma visita a Moscou é comum passar pela catedral diversas vezes, sendo recomendável desfrutar dela tanto de dia quanto à noite, quando está belamente iluminada. Embora seja um dos lugares imprescindíveis de Moscou, a visita ao interior é opcional, já que não se destaca.

É comum confundir a Catedral de São Basílio de Moscou como parte do Kremlin, já que está localizada bem ao lado, mas as construções não têm nenhuma relação entre elas. Além do Kremlin, nos arredores da Praça da Vermelha também há outras atrações de interesse turístico, como o Mausoléu do Lênin e o Museu de História Nacional.

Horário

Todos os dias, das 11:00 às 17:00 horas (Pode variar em função da temporada).

Preço

Adultos: 700 (US$9,20).
Menores de 16 anos: entrada gratuita.

Visita guiada pela Catedral de São Basílio 30

Transporte

A pé saindo da Praça Vermelha.